29 de nov. de 2009

Durazno e Punta del Leste Uruguai 1999

Nessa época, jovens e aventureiros, fazíamos nossas viagens a bordo da motocicleta e adorávamos essa “liberdade” que ela nos proporcionava. Com uma enxuta bagagem na garupa, incluindo barraca, partimos para nossa primeira longa viagem, com destino a Punta del Leste, sem nada de conforto e com muita emoção. Numa viagem assim, as paradas são poucas, apenas para descanso, pois o objetivo é sempre o destino, afim de não prejudicar o roteiro e a programação.
No Rio Grande do Sul paramos em Vila Nova depois de percorrer cerca de 800km e dormimos num hotel de beira de estrada, que nem lembro o nome. Em Taquerembó passamos um calor imenso dentro das roupas de couro e capacetes até Santana do Livramento, divisa com Riveira (Uruguai) e eu dormi durante horas na garupa enquanto meu marido pilotava. Uma parada em Passos de Los Toros para descansar e hidratar, até chegarmos em Durazno no Uruguai.
Durazno fica bem ao centro do país. Ficamos acampados no Camping Municipal, que tinha uma ótima praia de rio e que lotadava todos os dias. Uma cidade pequena, simples, com economia baseada na agricultura. Vimos muitos carros antigos. Lá entre vários passeios pela cidade, visitamos a “Plaza Independencia” e vimos “El Monumeno a Cristóbal Colón”, onde há uma bola de granito no alto, que guarda uma bolsa de chumbo, a qual é aberta a cada 100 anos. Ela contém cartas e fotos destinadas às gerações futuras. Outro local que visitamos foi o museu que guarda o acervo retirado da bola.
Saindo de Durazno em direção à Punta del Leste, em Santa Rosa, lembro de termos almoçado num lugar chamado “Parrillada del Pepe”. A parrillada nada mais é que vários tipos de carnes, lingüiças, miúdos (inclusive rins, tripas e testículos) assados em uma grelha (daí o nome “parrilla”) sob um colchão de brasas de madeira dura, prato típico da culinária uruguaia. Eu preferi não provar a parte dos miúdos, fiquei só com a cerne e as lingüiças (há há). Acompanhava o prato papas fritas e ensaladas.
Chegando em Punta del Leste, no litoral do Uruguai, nos instalamos no Camping de Maldonado. No verão Punta del Leste, com fama de ser um balneário com excelente estrutura para milionários e repleta de cassinos, costuma concentrar turistas de todas as rendas e de todo o mundo. Apesar disso, mesmo sendo alta temporada, com os preços elevadíssimos que o Uruguai enfrentava, havia poucos turistas.
Em Punta as distâncias são grandes e não se faz nada a pé. O povo é muito educado e reservado. E, nas verdureiras onde fomos era uma afronta tocar nas frutas e verduras. Tínhamos que apontar apenas e eles colocavam no pacote.
Passeamos à Punta Ballena e as suas belas casas e visitamos Casapueblo (Ateliê de Carlos Paez Vilaró). Lá não conseguimos ver o famoso pôr-do-sol, porque estava chovendo. Fomos ao Farol, no Iate Clube e passeamos em meios às grandes mansões de Punta.
No retorno ao Brasil, paramos na Fortaleza de Santa Teresa (Museo Militar) e também no Chuy, hospedando-nos na Praia do Cassino, já no Rio Grande do Sul. E por fim... 980km em um dia para chegarmos em casa, com café da manhã às 7 e almoço somente às 18 horas. Foi pra acabar!!!
Se fizéssemos a mesma viagem hoje não deixaria nunca de ir a Montevideo, pois fica muito perto de Punta del Leste, cerca de 130km.